Após 13 anos o Açude Gargalheiras, no município de Acari, no Seridó Potiguar, voltou a sangrar. O transbordamento do reservatório foi festejado pela população, que realizou orações e chegou a soltar fogos de artificio quando a sangria começou.
Tanta comoção fez com que a Prefeitura de Acari resolvesse realizar uma festa para celebrar o acontecimento. Ao TCM Notícia, o prefeito Fernando Bezerra contou que o evento foi planejado ainda no início da semana, antes da sangria, quando o Gargalheiras atingiu 80% da capacidade total, e que o intuito é comemorar a segurança hídrica do município.
“Decidimos realizar a festa na terça-feira (2), quando o Açude estava com mais 80% da capacidade, o que já era muito significativo, considerando que ele estava com 1% no mês passado”, disse o prefeito de Acari.
De acordo com dados do Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), em fevereiro o Gargalheiras registou pouco mais de 1% da capacidade total. Com as frequentes chuvas registradas no mês passado, o açude saiu de um estado de volume baixo para o transbordamento em cerca de 40 dias.
A ‘Festa do Gargalheiras’ está marcada para este domingo (7) em uma quadra na comunidade que leva o mesmo nome do reservatório. Segundo Fernando Bezerra, a expectativa é de um grande público, por isso, foi necessária a elaboração de um plano logístico para o tráfego até o local com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual.
“Em conformidade com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que recomenda o não tráfego de veículos dentro da Vila dos Pescadores durante o período de festa, por questões de segurança, a Prefeitura de Acari elaborou um plano logístico para acomodar a grande quantidade de pessoas que estarão presentes na missa, pela manhã, e na festa durante a tarde.
08h – Ônibus gratuito saindo da igreja do Rosário até a entrada
da vila do Gargalheiras. Para os que forem em carro próprio, o estacionamento será no campo de futebol, pois não será permitida a entrada de veículos que não sejam essenciais ou de moradores.
11H às 14H30 – Ônibus gratuito de Acari a Gargalheiras até a entrada da vila. Dentro da Vila, será disponibilizado um veículo (tipo Van), para locomover pessoas idosas, grávidas e com deficiência física’, informou a Prefeitura nas redes sociais.