Uma nova brincadeira com curiosidades sobre os usuários tem repercutido nas redes sociais. Na ‘trend’, o internauta posta informações pessoais como idade, cor, altura, se a pessoa tem tatuagens ou piercings, ou até preferências de comida e viagens.
Por mais legal que pareça, a brincadeira pode representar um risco e facilitar a ação de crimes na internet – é o que alerta o Setor de Perícias de Informática e Audiovisuais do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN).
O Itep explica que informações aparentemente inofensivas podem ser coletadas e usadas para falsificar documentos e criar contas bancárias. Divulgar dados pessoais também pode facilitar o trabalho de hackers na hora de descobrir senhas e tomar a conta nas redes.
“Cor preferida, tamanho do sapato, viagens, comida e bebidas preferidas, gostos, medos, idade, nome dos pais, dos filhos, pets, e datas comemorativas são só alguns exemplos de senhas e perguntas de segurança para recuperação das suas senhas. ‘Hackearam meu instagram!’. Não, na verdade usaram as informações que você mesmo publicou para descobrir sua senha e entrar na sua conta sem esforço”, diz o post do Instituto.
Há também a possibilidade de golpistas reconhecerem suas preferências e usar disso para aplicar golpes. “Aquela pessoa que você conheceu via internet, sua alma gêmea, talvez não goste, nem faça nada do que te disse, apenas usou informações que você mesmo publicou para te ludibriar”.