A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual IST/AIDS e Hepatites Virais, expandiu significativamente a oferta de locais de atendimento para Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV no Rio Grande do Norte.
De apenas dois serviços de PrEP em 2021, agora são 20 em todo o estado, enquanto os serviços de PEP aumentaram de 28 para 47. Essa expansão visa melhorar o atendimento aos usuários do SUS e fortalecer a prevenção do HIV. A enfermeira Maria Vanessa Nogueira, referência para PrEP e PEP, destaca que esse trabalho é contínuo, com a meta de ampliar ainda mais o acesso e a oferta dessas profilaxias, envolvendo capacitações e pactuações com os municípios. “A primeira meta já foi alcançada, pois expandimos para todas as regiões do estado, mas nosso trabalho continua, com reuniões, pactuações com municípios, além de capacitações para equipe multiprofissional de médicos, enfermeiros e farmacêuticos, que são os profissionais que acolhem, prescrevem e orientam, como também todos aqueles envolvidos no atendimento às pessoas que procuram pelo serviço”.
A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) é um método preventivo contra a infecção pelo HIV, que envolve a ingestão diária de um comprimido para preparar o organismo para possíveis exposições ao vírus, principalmente durante relações sexuais de risco. Além do uso diário, a PrEP também pode ser administrada sob demanda, quando o indivíduo consegue planejar suas relações sexuais. É indicada para homens que fazem sexo com homens, pessoas trans, trabalhadores do sexo e aqueles que têm relações sexuais sem camisinha ou com parceiros HIV positivos sem tratamento. A PrEP não é recomendada para pessoas que já têm o vírus, mas sim para aquelas que estão em risco de exposição. Portanto, seu uso deve ser orientado por profissionais de saúde qualificados, que avaliarão cada caso individualmente.
“A orientação é que todas as pessoas adotem a prevenção de forma combinada e não se utilizem somente da PrEP, pois embora sua eficácia seja maior que 95%, não é uma profilaxia 100% segura e está fortemente associada à adesão, além de prevenir somente a infecção pelo HIV, não tendo eficácia contra outras Infecções Sexualmente Transmissíveis”, ressalta a enfermeira. Pessoas a partir de 15 anos de idade, com peso corporal acima de 35 quilos e que estejam em situação de risco ao HIV podem ser elegíveis para receber a PrEP.
Profilaxia Pós-Exposição (PEP)
A Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) é uma medida de prevenção utilizada após uma exposição sexual ao vírus. Ela consiste em um tratamento de urgência que deve ser iniciado dentro de até 72 horas após a exposição e continuado por 28 dias. A PEP é recomendada para casos de relações sexuais sem preservativo, rompimento do preservativo, acidentes com material biológico ou vítimas de abuso sexual.
No Rio Grande do Norte, existem 48 locais de atendimento para a PEP, distribuídos em 17 municípios. Além disso, há grupos de apoio específicos para vítimas de violência sexual. O Programa Estadual IST/AIDS e Hepatites Virais tem como expectativa expandir a oferta da PEP para mais municípios e continuar monitorando os serviços e qualificando as equipes.
Municípios que oferecem PrEP: São José de Mipibu, Mossoró, Riachuelo, Ceará Mirim, Caicó, São Paulo do Potengi, Pau dos Ferros, Natal, Macaíba, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Assú.
Municípios que oferecem PEP: Santo Antônio, São José de Mipibu, Mossoró, São Miguel do Gostoso, João Câmara, Ceará Mirim, Currais Novos, Caicó, São Paulo do Potengi, Santa Cruz, Pau dos Ferros, Natal, Macaíba, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Assú.