O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começa no dia 22 de janeiro as inscrições para a edição 2024. A seleção ofertará 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior. No Rio Grande do Norte são 12.677 distribuídas entre Uern, Ufersa, UFRN e IFRN.
A maioria das vagas do país está concentrada em universidades públicas do Nordeste, 45%. Segundo o Ministério da Educação (MEC), os números são preliminares e podem ser alterados até o início das inscrições.
De acordo com o cronograma do MEC, a divulgação do resultado do Enem 2023 está prevista para o dia 16 de janeiro, a seleção do Sisu acontece de 22 a 25 de janeiro – o resultado sai no dia 30 de janeiro.
Em 2024, o Sisu terá somente uma edição no ano. Serão ofertadas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024, de acordo com os Termos de Adesão assinados pelas instituições de ensino superior que aderiram à seleção. Ao todo, 127 universidades participarão do Sistema.
No caso das vagas disponibilizadas cujo início das aulas ocorrerá no segundo semestre serão aplicadas as seguintes regras:
- As vagas serão preenchidas pelas instituições exclusivamente segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem 2023;
- Ao candidato não poderá escolher em qual semestre vai ingressar, porque isso dependerá da sua classificação no curso pretendido, mas concorrerá às vagas do ano inteiro com uma única inscrição; e
- Todos os candidatos selecionados dentro das vagas disponíveis para a chamada regular deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.
O ingresso do estudante no curso, no entanto, dependerá da sua colocação em relação às vagas disponíveis e da ocupação efetiva das vagas pelos estudantes que estiverem mais bem colocados no curso pretendido. Assim, a classificação do candidato — combinada com o registro de matrícula da vaga ofertada, sendo vaga de primeiro ou segundo semestre — é o que definirá o início do seu curso, no primeiro ou segundo semestre, conforme edital específico de cada instituição de ensino superior
Para participar do processo seletivo do Sisu 2024, é necessário que: o candidato tenha participado da edição de 2023 do Enem, não tenha zerado a prova de redação, e não tenha participado do exame na condição de treineiro (candidato que não concluiu o ensino médio e participa das provas para fins de autoavaliação), conforme definido no Edital Enem 2023. .
Você precisa fazer login para comentar.