Com informações da Uern e da Ufersa
As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2025, iniciam nesta sexta-feira (17), por meio da plataforma http://sisu.mec.gov.br. O prazo segue até 21 de janeiro.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) está ofertando 2.509 vagas em 66 opções de cursos de graduação nos campi de Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros.
Já a Universidade Federal Rural do Semi-Árido recebe inscrições para o processo seletivo de candidatos aos 30 cursos de graduação ofertados pelo Sisu. São 2.755 vagas para os dois semestres letivos, sendo 1.374 vagas na ampla concorrência e 1.381 vagas para a Lei de Cotas. Desse montante, Mossoró concentra maior número de vagas, com 1.375 oportunidades em 15 cursos de graduação. Na sequência, o Campus Caraúbas tem 480 vagas em 6 cursos; Campus Angicos abre 450 vagas em 5 cursos e o Campus Pau dos Ferros oferece 400 vagas em 3 cursos de graduação.
Uma das novidades do Sisu 2025, anunciada pelo Ministério da Educação (MEC), é o incentivo à formação de professores, com a oferta do Pé-de-Meia Licenciatura, do programa “Mais Professores para o Brasil”. O Pé-de-Meia Licenciaturas consiste numa bolsa de incentivo para estudantes com alto desempenho no Enem que escolherem cursos que formam professores.
Podem participar candidatos com nota igual ou superior a 650 pontos no Enem e se matricular em um curso presencial de licenciatura. O participante recebe mensalmente R$ 1.050 durante o período regular de integralização do curso.
A Ufersa oferece pelo Sisu as licenciaturas de Pedagogia, Computação e Informática, em Angicos; já em Caraúbas tem as licenciaturas em Física e os cursos de Letras Português, Inglês e Libras.
Dos cursos da Uern, 54,5%, são licenciatura e formam professores que atuam na educação básica. O Pé-de-Meia Licenciaturas visa fomentar o ingresso, a permanência e a conclusão nas licenciaturas de estudantes com alto desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).