Após registro de chuvas no oeste potiguar no final último final de semana o Jornalismo TCM conversou com especialistas sobre a previsão do clima para os próximos meses. Segundo o professor Alciomar Lopes, responsável pelo departamento de climatologia da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural – Seadru, é possível que o La Niña continue presente durante os próximos meses de dezembro de 2022 e em janeiro e fevereiro 2023, antecipando o período chuvoso em nossa região.
“Estamos passando por uma La Niña tripla, nos anos de 2020, 2021 e 2022. E essa nós consideramos agora uma super la niña porque está antecipado o período chuvoso e com bastante intensidade pluviométrica. E isso foi comprovado neste domingo na cidade do Assú, muita chuva e subiu para a zona rural de Mossoró, Hipólito, Maracanaú, Cordão de Sombra e partindo para parte a região oeste”, destaca.
De acordo com o professor as chuvas do final de semana realmente surpreenderam porque o mês de novembro não é comum acontecer. “Caso a situação se confirme, programas como o Semear e corte de terra, também poderão ser antecipados para a primeira ou segunda quinzena de dezembro”, alerta.
Confira a fala completa no vídeo: