Mais uma cidade do Rio Grande do Norte registrou tremor de terra nesta terça-feira (9). O fenômeno, de magnitude preliminar calculada em 1.6 mR, foi detectado no município de João Câmara/RN e foi o terceiro registrado pelo Laboratório Sismológico (LabSis) no estado só neste mês de agosto.
Apesar de chamar a atenção, os tremores são considerados normais.
“Sim, são normais. (…) As falhas geológicas são assim, ficam paradas um tempo, depois são reativadas. (…) De vez em quando as falhas, mesmo numa região de interior de placa, se movimentam”, explicou Aderson Nascimento, Coordenador do Laboratório Sismológico.
Além do tremor registrado na cidade de João Câmara nesta terça-feira (8), outros dois já foram detectados neste mês: no dia 3/08 na região litorânea do estado, com magnitude preliminar 2.0 mR, e outro no dia 5/08 na cidade Touros/RN, com magnitude preliminar 2.0 mR.
Ainda de acordo com o Laboratório, outro fator que contribui para uma maior identificação de tremores foi o aumento da capacidade de detecção com a instalação de equipamento no município de Touros.
O LabSis é formado por um grupo de professores do Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente está vinculado ao Departamento de Geofísica da universidade.