O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) deu início nesta segunda-feira (24) às vistorias locais da Operação Educação, no Rio Grande do Norte. Ao todo 19 municípios vão passar pela inspeção, 30 escolas devem ser vistoriadas até a próxima quarta-feira (26).
São escolas que apresentam indicativos de situações críticas relacionadas à infraestrutura, contidos no Censo Escolar de 2022. Três unidades já foram visitadas nos municípios de Lajes Pintadas, Baraúna e São Gonçalo do Amarante. A fiscalização pode ser acompanhada em tempo real através do site da operação.
Os itens analisados englobam aspectos referentes à acessibilidade, estrutura e conservação, saneamento básico e energia elétrica, sistema de combate a incêndios, alimentação, esporte, recreação e espaços pedagógicos. Na Escola Municipal de 1ºGrau Professora Maria Barros Feitosa em Baraúna foram encontradas infiltrações na parede do ar condicionado e vaso sanitário do banheiro masculino quebrado.
De acordo com o órgão, nas visitas, serão checados 200 itens — entre eles, a situação de refeitórios, bibliotecas, salas de aula e quadras esportivas. Também serão examinados aspectos ligados à segurança, prevenção de incêndios e higiene e limpeza dos estabelecimentos de ensino.
A operação acontece em todo o país, o trabalho envolve técnicos de 32 Tribunais de Contas visitando escolas para verificar a infraestrutura de 1.088 unidades de ensino. Cerca de 785 auditores estão participando da Operação Educação.
Você precisa fazer login para comentar.