O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN) é o terceiro tribunal do país, na categoria Justiça do Trabalho, no ranking da transparência de 2022. A informação foi divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na quinta-feira (1), durante a 2ª Reunião Preparatória para o XVI Encontro Nacional do Poder Judiciário.
De acordo com o resultado, o TRT-RN atingiu um índice de 97,60% no levantamento do CNJ.
Os itens sob avaliação estão distribuídos em nove temas compostos por 84 perguntas, como por exemplo, se os órgãos publicam: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros.
O Ranking da Transparência do Poder Judiciário foi instituído pela Resolução CNJ n. 260/2018, e regulamentado nesta edição pela Portaria CNJ nº 106/2022 e busca estimular os tribunais e conselhos a disponibilizarem suas informações de maneira mais clara e padronizada para a sociedade.
Na edição 2022, além do TRT-RN, compõem o pódio dos Tribunais do Trabalho, o TRT da 20ª Região (SE) em primeiro lugar com um índice de 99,04% de transparência e o TRT da 13ª Região (PB) em segundo lugar com 98,56%.