O sistema prisional do RN terá novos pórticos detectores de metais. De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), trata-se de uma parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN). O investimento total é de R$ 1,3 milhão, em mais uma ação de modernização e aparelhamento da Polícia Penal. No total, serão 20 novos pórticos.
O secretário da Administração Penitenciária, Helton Edi, explicou que a ação faz parte da reestruturação da Polícia Penal. Estão previstos R$ 26 milhões para a aquisição de câmeras corporais, esteiras de raios-x, pórticos, aquisição e manutenção de body scans, laboratórios de educação e trabalho, projetos de leitura e esporte, reaparelhamento das unidades de saúde, aquisição de insumos para oficinas de costura, chinelos e blocos de concreto, além de construção de uma unidade prisional e a contratação do serviço de monitoramento eletrônico.
Esses equipamentos são semelhantes aos utilizados na fiscalização de bagagens nos embarques dos aeroportos. São aparelhos robustos para aguentar o ritmo de inspeções diárias, além de possuir sistema computacional de alta tecnologia e sistema de exibição de imagens de alta resolução.
Confira os locais que deverão receber o equipamento:
Penitenciária Estadual de Alcaçuz
Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga
Penitenciária Estadual de Parnamirim
Cadeia Pública de Natal
Complexo Penal João Chaves
Unidade Psiquiátrica de Custódia e Tratamento
Central de Recebimento e Triagem
Centro de Detenção Provisória Feminino
Cadeia Pública Dinorá Simas
Cadeia Pública de Mossoró
Complexo Penal Agrícola Doutor Mário Negócio
Complexo Penitenciário Regional de Pau dos Ferros
Cadeia Pública de Caraúbas
Cadeia Pública de Apodi
Penitenciária Estadual do Seridó
Cadeia Pública de Nova Cruz