61 alunos da Escola Evangélica Professor José Inácio da Costa de Upanema/RN participaram de lançamento de foguetes. O momento é uma das etapas da Mostra Brasileira de Foguetes, uma olimpíada experimental, que consiste em construir e lançar os objetos. A partir da classificação, os estudantes ganham medalhas e até bolsas de estudos.
A Escola participou pela primeira vez da competição no ano passado, contando com três grupos, sendo um premiado. Neste ano a Gestão Escolar decidiu envolver mais alunos, e levou a proposta para turmas do 6º ao 9° ano. Dessa vez, 20 equipes participam da mostra, e a expectativa é boa. Ainda na fase de testes, os estudantes conseguiram ultrapassar os 171 metros.
Os lançamentos aconteceram bem cedo, por volta das 5h do último sábado (13). O horário é escolhido por não ter tanta influência do vento e assim facilitar o desempenho dos foguetes caseiros. “Consideramos que a participação dos nossos discentes na Mostra Brasileira de Foguetes é o início de um percurso constituído de estudo, pesquisa e dedicação frente as possibilidades que podem ser correlacionadas entre a teoria e prática, vinculado aos conteúdos programáticos contidos nos livros didáticos, correlacionando entre a teoria e prática, possibilitando por consequente a evidenciação dos resultados significativos”, explica Josiel Medeiros, diretor da Escola.
Após o lançamento, os dados do experimento são inseridos na plataforma da Mostra Brasileira de Foguetes. As maiores distâncias obtidas serão classificadas com medalhas de bronze, prata e ouro, e recebem convocação para a jornada de foguetes no Rio de Janeiro.