O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) anunciou o reconhecimento pela Organização das Nações Unidas (ONU) de projeto desenvolvido na cidade de Upanema, Rio Grande do Norte. A iniciativa através de uma Parceria Público-Privada (PPP) trata sobre saneamento no município.
O projeto vai implementar a operação dos serviços de captação, adução, tratamento e fornecimento de água, além da reservação e distribuição até as ligações prediais e seus respectivos instrumentos de medição, e, ainda, a coleta e afastamento de esgoto, tratamento e disposição final de resíduos em caráter de exclusividade na área da concessão.
Com isso, o projeto será apresentado no 8º Fórum Internacional de Parcerias Público-Privadas, evento da Comissão Económica das Nações Unidas (UNECE, sigla em inglês), em maio deste ano.
Neste ano, três projetos de desenvolvimento sustentável do IPGC foram reconhecidos pela ONU: a PPP de Saneamento instaurada em Upanema, no Rio Grande do Norte, além das PPPs de Cidade Inteligente de Maceió, capital do estado do Alagoas, e de Goiânia, capital de Goiás.