Na casa de Dita Lourenço, moradora do Bairro Pêgas em Upanema (RN) não tem água nas torneiras há 26 dias. Essa é a realidade de várias outras casas que ficam nos bairros mais afastados do centro da cidade. Segundo Dita, a falta de água que é recorrente, antes durava de 8 a 10 dias, mas dessa vez o abastecimento está suspenso desde o final de março.
Para ter água em casa e atender as necessidades básicas como tomar banho, cozinhar, lavar louça e roupa, a população está tendo que comprar caminhões-pipa, ir buscar na casa de parentes que moram no centro, ou ir abastecer garrafões no rio.
“Nós somos até interrompidos de trabalhar por falta água. Queremos solução da governadora, que façam alguma coisa por nós. Porque estamos numa situação precária”, disse Dita Lourenço.
Segundo os moradores, eles já entraram em contato com a Caern diversas vezes, e a explicação da Companhia é que a irregularidade no abastecimento acontece devido a canos quebrados em diversos pontos da cidade. Mesmo com as cobranças frequentes, o abastecimento segue irregular. Para chamar a atenção das autoridades, a população realizou um protesto nesta terça-feira (19), pedindo por água, confira as imagens encaminhadas para a nossa equipe de jornalismo.
A Caern encaminhou nota explicando o que tem feito para melhorar as condições de abastecimento da população de Upanema. A cidade é atendida por uma adutora que transporta água de um poço, num percurso de dez quilômetros, e tem o fornecimento em sistema de rodízio.
Segundo a companhia, nesta quarta-feira (20), técnicos estão no município fazendo levantamentos e diagnósticos das condições de funcionamento do abastecimento. Da Gerência de Hidrologia e Perfuração de Poços (GHP), estão geólogos e técnicos para avaliar os níveis dinâmico e estático do poço de Upanema, como também para mapear áreas para a instalação de novos poços. Da Unidade de Controle de Perdas e Automação (UCPA), engenheiros e técnicos vão aferir a vazão ao longo da adutora para identifica ligações irregulares e vazamentos que possam prejudicar o sistema. “A Caern está totalmente empenhada na regularização do abastecimento em Upanema, assim como atua em todo o Estado para garantir o fornecimento de água potável para a população, afirma o Diretor Presidente, Roberto Linhares.
Quando questionados sobre porque a falta de abastecimento por tanto tempo a assessoria informou somente que equipes estão na cidade fazendo uma série de análises.
Segundo o diretor de Operação e Manutenção da Caern, Thiago Índio do Brasil, foram definidas providências de curto e de longo prazo. A Regional Oeste (ROE) vai atuar de imediato em medidas para minimizar as situações de falta de água principalmente nas áreas mais altas da cidade.
Márcio Bruno Dantas, gerente da ROE, explica que o diagnóstico da situação da adutora vai permitir que seja feita a substituição de trechos críticos da tubulação, onde há vazamentos mais frequentes, numa extensão de dois quilômetros. Também serão instaladas oito ventosas, ao longo da adutora, para melhorar o funcionamento, assim como será feita uma avaliação do sistema de manobras e rodízio dentro do município.
Caern informa que ações de longo prazo estão em planejamento para Upanema
Thiago Índio elenca as ações de longo prazo que estão em planejamento pela Caern para Upanema. A perfuração de um novo poço vai reforçar o abastecimento. “Também iremos projetar uma restruturação da capacidade da adutora, aumentando o diâmetro para aduzir mais água com a instalação desse novo poço”, explica o diretor. Há ainda o projeto de estruturação de rede e reservatório para a região dos conjuntos, parte mais alta da cidade.
O diretor de Operações ressalta, no entanto, que essas ações de longo prazo somente serão realizadas após a regularização do contrato da Prefeitura de Upanema junto à Caern que está em fase de negociação.
Confira o calendário do rodízio da cidade para os próximos dias:
7h30 de quarta-feira (20) às 7h30 de sexta-feira (22)
Conjuntos e bairro Pêgas
7h30 de sexta-feira (22) às 19h30 do sábado (23)
Centro e ruas João Afonso, Manoel Tertuliano, Vasco da Gama, Antônia Mônica, Antônio Alexandre
Obs.: Boa Água terá abastecimento das 15h às 16h no primeiro dia do rodízio
19h30 do sábado (23) às 7h30 de segunda-feira (25)
Cohab Velha
Boa Água – 15h às 17h
7h30 de segunda-feira (25) às 7h30 de quarta-feira (27)
Conjuntos e bairro Pêgas
7h30 de quarta-feira (27) às 19h30 de quinta-feira (28)
Centro e Ruazinhas
Boa Água – 15h às 16h no primeiro dia
19h30 de quinta-feira (28) às 7h30 do sábado (30)
Cohab Velha
Boa Água – 15h às 17h
7h30 do sábado (30) às 7h30 da segunda-feira (2)
Conjuntos e bairro Pêgas