A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró, será o palco do 11º Encontro Nacional de Mulheres Estudantes (EME), promovido pela União Nacional dos Estudantes (UNE). O evento, que ocorre entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, reúne mais de 600 mulheres de diversas regiões do Brasil, com o tema “Irreverência feminista para mudar o mundo: radicalizar a luta e transformar as vidas das mulheres”.
Este é o primeiro EME realizado no Rio Grande do Norte e promete ser um marco na mobilização estudantil e feminista do estado e do país. A programação do encontro inclui uma Feira Científica, palestras, rodas de conversa e apresentações culturais, todas com foco no protagonismo feminino em diferentes áreas do conhecimento.
Um dos principais objetivos do encontro é debater as formas de violência machista ainda presentes nas universidades e lutar pela implementação de políticas de assistência estudantil específicas para mulheres, além de promover a inclusão de saberes diversos nos currículos acadêmicos.
Estefane Maria, diretora de Mulheres da UNE e residente de Mossoró, destaca que o evento será um espaço para reivindicar um ambiente universitário mais seguro e inclusivo para as mulheres. “Queremos uma universidade onde as mulheres possam viver e estudar sem medo, com um ambiente que valorize as vozes e experiências femininas”, afirma Estefane.
Na programação cultural, no dia 29 de novembro, o evento recebe Luísa e os Alquimistas a partir das 00h. No dia 30, Dayanne Nunes se apresenta às 21h e Cabocla de Jurema a partir das 23h.
O 11º EME também promete articular estratégias de resistência feminista para todo o Brasil, reafirmando o papel central das mulheres na construção de um país mais justo e inclusivo. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas nas redes sociais da organização: @emedaune.