Com o fim da quadra chuvosa, que vai de fevereiro até maio, chega o período mais quente e seco do ano. A elevação nas temperaturas já tem sido sentida pelos mossoroenses nesta primeira semana de agosto.
A temperatura máxima da cidade pode atingir 36º, já mínima pode cair até para 22º durante a madrugada. Não há previsão de chuvas e de acordo com José Espínola, mestre em meteorologia, as tardes podem ser ainda mais quentes.
“Como nós entramos em uma época mais seca do ano em que a umidade relativa cai muito em função da ausência das nuvens, nós temos dias muito abertos, e ai a quantidade de radiação que chega na superfície é alta, e consequentemente a temperatura do ar durante a tarde, entre 14h e 15h, atinge valores elevados”, diz o mestre.
Após anos de resfriamento do Oceano Atlântico, conhecido como La Niña, o planeta enfrenta o fenômeno oposto, El Niño, que é o aumento nas temperaturas do atlântico, e isso afeta o clima na América do Sul. “A gente entra numa época de temperaturas altas durante a tarde e temperaturas baixas durante a manhã. E o que a gente chama a atenção é a secura no ar, já que maior parte do Brasil atualmente está com a umidade relativa muito baixa”.
Ainda segundo José Espínola, Mossoró já chegou a registrar nesta semana 23% de umidade, sendo o ideal indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o bem estar humano uma umidade em torno de 60%.