Pessoas surdas também têm direito à cultura, e para viabilizar a comunicação durante o mês de festejos do Mossoró Cidade Junina, uma empresa mossoroense de comunicação e acessibilidade, a R.R Comunicação e Acessibilidade, disponibilizará uma plataforma com intérpretes disponíveis em tempo real. Essa iniciativa visa facilitar o diálogo entre pessoas surdas e não surdas, promovendo a inclusão e acessibilidade durante um dos maiores eventos culturais da região.
O acesso ao serviço estará disponível em todos os pontos de atendimento do Mossoró Cidade Junina. Com um simples QR code, os surdos poderão acessar a plataforma utilizando seus celulares. Ao escanear o código, eles serão inseridos na fila de espera e logo terão um intérprete humano à disposição para auxiliá-los em tempo real. Segundo a participante do projeto, Sandra Rossiely, o teleatendimento em Libras representa um passo gigantesco rumo à inclusão e à igualdade de acesso aos serviços para todos os cidadãos.
Além dos intérpretes, o projeto contará ainda com Assessores Surdos para orientar nas traduções de nomes locais, garantindo uma comunicação mais precisa e culturalmente adequada.
O Mossoró Cidade Junina, conhecido por sua relevância cultural, será o cenário perfeito para o pré-lançamento desta plataforma. A propagação da ferramenta começará já no Pingo da Mei Dia, o evento de abertura do festival.