“Constatei a falta de condições higiênicas e de estrutura mínima. Descaso total”, denunciou vereador Omar Nogueira (Patriotas) sobre a situação do Abatedouro Frigorífico de Mossoró (AFIM). “É necessário para garantir a saúde pública.”
Durante visita, o vereador identificou material descartado de maneira irregular, inclusive uma câmara frigorífica desativada com a estrutura cedendo.
“Ao entrar me deparo com muita mosca, urubu, mal cheiro. Então, essa carne que sai daqui é pra população se alimentar. É um descaso total”, ressalta Omar Nogueira no vídeo divulgado nas redes sociais.
O TCM Notícia conversou com o presidente da AFIM, Alex do Frango, há dois anos à frente do local. Segundo ele, “é lamentável a forma como o vereador colocou a situação, não é daquela forma”.
De acordo com o presidente, a lagoa de dejetos funciona como um local de depósito do material descartado, então não seria possível ser diferente. “Não é possível resolver todos os problemas do local em 2 anos, mas estamos tentado”.
“A outra parte que ele [o vereador] se colocou, a câmara fria, há mais de 30 está com esse problema, mas a verdade é que o AFIM está em um processo de destruição há mais de 30 anos”.
Ele ainda ressalta, que no local existe veterinários que inspecionam as condições do animais em abate, “mas, a estrutura do AFIM precisa ser remodelada, tem muitas coisas pra se fazer”.
Entramos em contato com o vereador Omar Nogueira, mas até a publicação dessa reportagem, não obtivemos retorno.
Confira imagens aqui: