Ouvinte assíduo da Rádio 95 FM e fã do Canal 10, o estudante Luanderson Kaíque realizou um sonho de infância: conhecer os apresentadores e a sede do Grupo TCM, em Mossoró.
Aprovado no curso de Jornalismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio do Enem em 2024, o mossoroense de 18 anos é uma pessoa com deficiência visual. Durante a visita à TCM, ele conta como superou diversos desafios ao longo da vida, inspirado pelo objetivo de se tornar comunicador.
“Enfrentei muitas lutas no meu dia a dia. Aprendi o braile, mas sempre tive dificuldades com assistência no ensino. No Elizeu Viana (escola estadual), comecei meu preparatório para o Enem, com o apoio da minha família. Foi difícil, mas consegui alcançar a minha aprovação”, destacou.
Luanderson conta que se espelha no radialista Joãozinho GPS, também mossoroense e pessoa com deficiência, que atua diretamente no jornalismo local. O interesse pela profissão se consolidou durante a pandemia, período em que ele passou a acompanhar com mais intensidade a programação do Grupo TCM.
“Minha inspiração é Joãozinho GPS. Ele é um comunicador, apresentador de rádio e também tem deficiência visual. Percebi que minha paixão era o Jornalismo em 2020, durante a pandemia, quando comecei a acompanhar rádio mais de perto. E aí entendi que meu futuro era na profissão de jornalista”, afirmou.

Fã das editorias de Esporte e Política, Luanderson espera desenvolver sua trajetória na comunicação, aliando suas aptidões ao amor pela área. Para ele, um dos desafios é desconstruir o estereótipo de que pessoas com deficiência são “coitadinhas”.
“O nosso maior desafio é que muita gente ainda nos vê, pessoas com deficiência, como coitadinhos. E nós não somos isso. Temos autonomia, independentemente da deficiência. Queremos pessoas que se preocupem com acessibilidade”, enfatizou.
Ao final da visita à empresa, o futuro comunicador fez um agradecimento especial e elogiou o trabalho desenvolvido pelos profissionais do Grupo TCM.
“Agradeço a todos pela recepção, a Deus por estar aqui, à minha família e a todos que me proporcionaram essa experiência magnífica. Parabéns a Dona Zilene (diretora-presidente) e a todos que fazem esse trabalho lindo, que é levar informação para o telespectador.
Confira a reportagem completa de Danilo Queiroz e Natanael Filgueira:
Você precisa fazer login para comentar.