A procura por testes de Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Belo Horizonte, em Mossoró/RN, tem registrado um aumento nas últimas duas semanas.
De acordo com a direção da Unidade, no mês de outubro a UPA realizou, no total mensal, 193 testes de Covid, onde apenas 4 foram positivos. Nesse mês de novembro já foram mais de 740. Nas últimas duas semanas, a Unidade tem realizado, em média, 100 testes por dia, com cerca de 30% destes positivados.
João Andrade, diretor da Unidade, explica que apesar do aumento de casos, a maioria dos pacientes apresenta sintomas leves. “Estão aumentando, mas dentro da normalidade. Não temos ninguém internado por Covid até o momento, e os que estão vindo que dão positivo são casos leves, que o paciente vai pra casa e é orientado pelo médico a tomar medicação, se isolar e a usar máscara”, explica João.
O aumento dos casos tem sido registrado em todo o país desde a circulação da nova variante do vírus, a BQ.1, no fim do mês passado.
Ainda segundo o diretor da UPA, as pessoas que estão dando positivo para a doença, em sua maioria, tomaram apenas a segunda dose da vacina, não estando imunizados com as outras doses de reforço.
“A gente orienta e pede as pessoas que se vacinem, que hoje o mais seguro é a vacina. É importante também usar a máscara se estiver com gripe ou sintomas parecidos com covid, principalmente para quem tem idosos e crianças em casa”, alerta o diretor.