Evento tradicional do calendário cultural de Mossoró, o Auto da Liberdade está em fase de preparação. Na Estação das Artes Eliseu Ventania, a estrutura do palco está sendo montada para receber os artistas que irão fazer encenar o espetáculo, que resgata quatro importantes atos históricos de Mossoró: o Motim das Mulheres, a Libertação dos Escravos, a Resistência ao Bando de Lampião e o Primeiro Voto Feminino.
Neste ano, a organização está prometendo uma estrutura diferente para acomodar o público e melhorar a visualização do palco.
“Estamos com uma roupagem diferente do que já vimos nos últimos anos. O palco será mais baixo, em formato de uma arena. A expectativa é de um público muito grande”, afirmou Katharina Gurgel, que integra o Departamento de Gestão Cultural de Mossoró.
Nesta edição, o Auto da Liberdade comemora 25 anos de história e terá como tema: “Se o Sol é o astro-rei, Mossoró é o lugar que ele escolheu para reinar”. Segundo Katharina, o público que se deslocar até a Estação das Artes poderá esperar um grande espetáculo.

“O Auto da Liberdade surgiu da ideia original de Isaura Rosado e o texto de Crispiniano Neto. Neste ano, o espetáculo terá a adaptação de Natália Negreiros com várias novidades e músicas emocionantes. É tudo novo, mas com a mesma sinopse”, concluiu.
Os ensaios estão sendo realizados na Escola de Artes e reúnem cerca de 120 participantes. A estreia do Auto da Liberdade 2024 acontecerá na próxima sexta-feira (27). As apresentações serão realizadas até o dia 29, sempre às 20h, na Estação das Artes. No dia 30, os atores do espetáculo irão participar do encerramento das festividades, no tradicional Cortejo da Liberdade.



















































