A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) divulgou balanço sobre a fiscalização de ligações clandestinas encontradas pela empresa nos últimos 12 meses. Segundo a Companhia, no último ano, foram encontradas 13.648 ligações clandestinas no Estado, os famosos gatos.
De acordo com a Companhia, só em Mossoró/RN, de maio de 2021 a abril de 2022 foram 3.249 ações de fiscalização em busca de irregulares. A empresa não informou, no enteando, em quantas delas foram encontradas ligações clandestinas.
A Caern diz que a ação irregular prejudica o sistema de abastecimento e é crime previsto no código penal, por esse motivo, mantém equipes trabalhando diariamente para investigar denúncias.
“As ações de fiscalização buscam coibir as ligações clandestinas e possibilitar uma melhor distribuição entre os clientes da Companhia”, explica Giordano Filgueira, Superintendente Comercial.
Ainda segundo a empresa, as áreas com mais incidência em Mossoró, são áreas de expansão, por exemplo, grande Alto de São Manoel, Abolições, Santa Delmira e Belo Horizonte.
Em todo Estado, nos últimos doze meses, foram 50 mil fiscalizações.
As ligações clandestinas são passíveis de multa, suspensão do fornecimento de água e outras penalidades. As fraudes podem ser denunciadas de forma anônima através da Ouvidoria da Caern através do telefone 0800 84 028100 ou pelo e-mail ouvidoria@caern.com.br.
Negociação
A Caern iniciou uma campanha de negociação de débitos que vai até o dia 31 de maio. Na campanha são ofertados descontos de juros e multa, também permite o parcelamento do saldo devedor em até 60 meses.