A Câmara Municipal de Mossoró irá realizar uma audiência pública para debater os impactos das vendas dos poços de petróleo no Rio Grande do Norte. O requerimento foi do vereador Alex do Frango (PSD), atendendo uma solicitação do Sindicato dos Petroleiros do RN (Sindipetro-RN).
O parlamentar destacou a importância do debate sobre a geração de emprego no município e no estado desde a venda dos ativos da Petrobras para a Brava Energia (antiga 3R Petroleum), em 2023. Segundo Alex do Frango, é necessário que haja uma articulação entre os entes políticos para o retorno da estatal brasileira à gestão do petróleo local.
“Sabemos que só a Petrobras tem capacidade para operar esses poços e gerar empregos para nossa cidade e para o Rio Grande do Norte. Precisamos garantir que a economia local continue girando com a presença da estatal”, justificou Alex do Frango.
O encontro reunirá representantes do setor energético e econômico para discutir questões estratégicas como: Produção de petróleo no mar do Rio Grande do Norte; Expansão da produção de energia eólica e solar no estado; Implantação de um Data Center para impulsionar a economia digital; Produção de hidrogênio verde como alternativa energética sustentável; Situação do Polo Potiguar e da refinaria de petróleo no RN.
Com a aprovação do requerimento, a Câmara Municipal de Mossoró agora definirá data e formato do evento, visando um debate técnico e produtivo que reforce a importância da Petrobras na geração de emprego e renda para o município e para o estado.