Matéria escrita pela estagiária Ingrid Furtado com supervisão de Likely Barros.
O feriado de Carnaval já está movimentando o turismo e setores de hotelaria em Mossoró. Começando no sábado (18) e se estendendo até a quarta-feira (22), quem viaja para Mossoró procura tranquilidade e distância da folia dos municípios vizinhos.
No setor de hotelaria, os efeitos do feriado já são sentidos. O destaque de ocupação vai para o Hotel Thermas, que já conta com 90% de ocupação no feriado, e para o Hotel VillaOeste, com ocupação que varia entre 91% e 83% nos dois primeiros dias de folia. De acordo com Luana Lisboa, coordenadora do Hotel VillaOeste, essa taxa se mantém em todos os anos.
Apesar dos pontos turísticos de Mossoró, a falta de eventos e shows diminuem as opções de entretenimento para os viajantes nessa época do ano. Por isso, opções de lazer dentro dos locais de hospedagem são um fator importante na hora de escolher um hotel ou pousada.
O perfil principal dos hóspedes nessa época do ano são famílias que procuram tranquilidade. “Muitos já perguntam: Não tem zuada, né?”, conta a coordenadora Luana Lisboa do Hotel VillaOeste. Ao TCM Notícia, ela explicou o motivo da procura: “Por Mossoró não ter esse Carnaval, essa folia, o pessoal prefere ficar em hotel. Tem gente nas redondezas, próximo a Mossoró, de Areia Branca, que tá vindo para descansar”. As possibilidades de lazer dentro das dependências dos hotéis também é atrativo: “Aí junta as duas coisas, né, o descanso e um pouco de lazer”.
O Hotel VillaOeste e o Thermas estão atentos a esse público e aproveitam a época do ano para promover pacotes de hospedagem especiais, voltados para famílias e amigos. Além disso, existem hóspedes que estão de passagem, aproveitando os primeiros dias em Mossoró e os demais em cidades vizinhas visitando pontos turísticos.
Já os hotéis mais corporativos contam com uma ocupação mais baixa: o Ibis por exemplo está entre 25% e 30%, com um perfil composto principalmente por grupos de amigos e bandas que vão para shows em cidades vizinhas. “A ocupação até que está bem, para ser um Carnaval que não vai ter muita coisa”, comenta a recepcionista, Sâmia Souza.
Nesses hotéis com menos enfoque em lazer, a expectativa de hospedagem depende muito da programação de cidades vizinhas. Além dos agendamentos, há também hóspedes que chegam sem terem feito reserva.