A bicicleta é um meio de transporte para muitas pessoas, por isso ela também compete espaço no trânsito diário. Mas, em relação a outros veículos, está mais exposta aos acidentes.
Pensando nos últimos acidentes com ciclistas no início deste ano, integrantes de diferentes grupos de ciclismo de Mossoró se reúnem nesta quarta-feira (10), a partir das 19h, na Avenida Presidente Dutra, em frente a Boró Bikes, para uma ação de conscientização sobre a necessidade de respeito aos ciclistas.
Eles percorrerão ruas de Mossoró, finalizando o passeio com uma mobilização pacífica em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado. A inciativa surgiu após a morte de mais um ciclista no domingo passado (7), vítima de um acidente de trânsito.
Inaais Nunes, de 52 anos e 40 no ciclismo, é uma das pessoas à frente da ação. “No trânsito a gente precisa de respeito; do nosso espaço. O motorista tem que entender que a bicicleta também é um meio de transporte”, ele ainda conta que um primo morreu num acidente de trânsito há dois anos na BR-304 quando pedalava pelo acostamento. “O motorista foi livrar o redutor de velocidade e pegou ele no acostamento. Está na hora de buscarmos nossos direitos”.
Os ciclistas reivindicam ciclovias e ciclofaixas em Mossoró do poder público, além de uma campanha de conscientização no trânsito para que os motoristas possam entender a situação de quem utiliza a bicicleta como transporte.