Os pacientes que estavam com cirurgias ortopédicas agendadas para esta quinta-feira (10), em Mossoró, tiveram uma surpresa desagradável. Os procedimentos, que são realizados no Hospital da Polícia Militar, realocados após os serviços de reforma no Hospital Regional Tarcísio Maia, foram suspensos por falta de materiais cirúrgicos.
O Jornalismo TCM conversou com o médico Pablo Escossia, coordenador do Setor de Ortopedia. Segundo ele, a falta dos insumos inviabiliza a execução dos procedimentos.
“As cirurgias foram paralisadas, mas não por conta da equipe, mas pela falta de material. As empresas suspenderam a entrega por questões de pagamento ou repasse. Não é uma questão local, mas sim, em nível de estado”, afirmou.
Diante dessa situação, não há um prazo determinado para o retorno das cirurgias. Segundo o coordenador, não é a primeira vez que isso acontece.
“Já aconteceu dessa suspensão acontecer durante apenas um dia. Mas, dessa vez, eles não passaram uma previsão. Pode ser que as cirurgias retornem amanhã ou segunda. Estamos aguardando a Sesap”, reforçou.
Até o momento, as cirurgias agendadas para esta sexta-feira (11) seguem mantidas. O setor ainda aguarda um posicionamento da Secretaria de Saúde do Estado ainda hoje para definir essa situação.
“Os pacientes agendados para hoje estão com as cirurgias suspensas. Já os que possuem agendamento para amanhã ainda estamos aguardando uma posição. Mas ressalto que quem teve a cirurgia suspensa terá prioridade para ser operado o mais rápido possível”, concluiu.
A reportagem entrou em contato com a Sesap, que afirmou que já realizou contato com as empresas responsáveis pelo fornecimento de material para informar que os pagamentos estão sendo encaminhados nesta quinta-feira (10) e requisitar a retomada da entrega.