O Curso de Medicina da Ufersa recebeu nota máxima na avaliação de regulação do Ministério da Educação – MEC. Depois de uma semana in loco na universidade, a equipe de avaliadores atribuiu Conceito 5 pelo excelente desempenho da instituição nas dimensões de infraestrutura, organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial disponíveis para a formação dos futuros profissionais médicos.
Entre os pontos com maior destaque, o Relatório de Avaliação pontua a organização dos conteúdos ministrados em módulos – que difere do formato de disciplinas tradicionais. Essa proposta permite atividades e avaliações integradoras dos aspectos biológicos, psicológicos, históricos, sociais e ambientais do ser humano e de suas relações com o mundo.
No que se refere ao corpo docente, outra boa avaliação vem do envolvimento com pesquisa, ensino e extensão mantido pelos 58 professores do curso. Para alcançar esse resultado, os estudantes têm acesso a conteúdo de pesquisas de ponta, incentivo à produção do conhecimento por meio de grupos de tutoria, iniciação científica, TCC’s e publicações.
A estrutura oferecida pela universidade também foi um ponto preponderante para o curso atingir o conceito máximo. A instituição também mantém convênio com três hospitais, nos quais os discentes fazem práticas do internato, e parceria com o município para o desenvolvimento de atividades nas Unidades Básicas de Saúde durante todo curso.
A professora e médica Andrea Taborda está no curso desde os trabalhos de implantação da graduação na Ufersa e, para ela, o Conceito 5 recebido na avaliação do MEC reflete o esforço de toda a comunidade acadêmica na busca por excelência. “Gestores, técnicos, docentes e discentes foram importantes para essa conquista: ensino de excelência em uma universidade pública no Semiárido nordestino, fruto de políticas de inclusão na educação superior”, comenta a professora.

Você precisa fazer login para comentar.