O segundo domingo do mês de agosto sempre traz à tona o debate sobre a paternidade e a participação dos pais na vida dos filhos. Mas a verdade é que quem desempenha de fato o papel de pai, passa a entender que ser presente na vida do filho é muito mais que uma obrigação, e sim um privilégio de aprender e reaprender cotidianamente sobre a vida.
Neste Dia dos Pais o TCM Notícia conversou com pais para conhecer o dia a dia de quem se dedica a ser e estar na vida dos filhos. Na semana que antecedeu essa data comemorativa o cinegrafista Thiago Roberto, carinhosamente conhecido como “Bate e Volta”, ganhou um dos maiores presentes da vida: o segundo filho. Aguardado com muito amor, Liam nasceu na segunda (07) na Maternidade Almeida Castro em Mossoró.
“Meu segundo filho chegou como uma surpresa, eu sempre tive o interesse em aumentar a família, mas não imaginava quando iria acontecer. No primeiro instante, deu um pouco de medo, mas a felicidade tomou de conta. Liam é mais um presente, quero está presente em todos os momentos dos meus dois filhos”, conta.
Mas a paternidade surgiu na vida de “Bate” um pouco antes, através de Lavínya. “Quando ela tinha apenas dois anos, a mãe morreu, minha esposa e eu adotamos. Acompanhei a vida dela desde o nascimento, ela veio como um presente em nossas vidas. Minha missão é proporcioná-la viver com muita alegria e felicidade”.
Estar ao lado dos filhos é a maior honraria para ele. Passear, ir ao shopping, à praia, tomar banho de rio, até mesmo dançar balé. Todas essas atividades hoje só fazem sentido para ele ao lado da família.
É assim também para o engenheiro, Ricardo Barbosa, pai de Isadora de 12 anos, que além dos programas de fim de semana, procura ter momentos diários com a filha. “Tomar banho na piscina, ir à praia, passear no shopping, comer pizza, sushi são nossos passeios favoritos. Mas também procuro ter momentos diários só com ela, como estudar junto, ajudar nas tarefas, brincar algum jogo de tabuleiro que ela gosta”, diz Ricardo.
Para ele um pai presente é essencial na formação da criança. “Compreendo que a figura de um pai presente é fundamental nesta fase inicial da vida, pois ele fornece a criança sentimentos de proteção, afeto, apoio emocional, exemplo e coragem importantes para o seu desenvolvimento como ser humano”, finaliza.