A Diocese de Mossoró pretende criar uma pastoral para cuidar das pessoas em situação de rua na cidade. De acordo com a paróquia, existe uma “necessidade urgente diante desse aumento populacional”.
Segundo o vigário-geral da Diocese de Santa Luzia de Mossoró e pároco da Catedral, Padre Flávio Augusto Forte Melo, uma das prioridades neste momento é a atenção e ações voltadas às pessoas em situação de rua. “A criação dessa pastoral será o nosso ponta pé, para unir com atividades que as paróquias já realizam junto a essas pessoas, e promover mais mobilizações em prol dessa população, que muito precisa”, ressalta.
O objetivo da Pastoral do Povo da Rua é a promoção de ações junto à população de rua, que construam alternativas em defesa da vida e contribuam na elaboração de políticas públicas.
Reuniões
Semanalmente, padre Flávio, tem feito reuniões para tratar do assunto, com entidades, governos, pessoas e grupos que queiram colaborar.
Nesta semana, padre Flávio se reuniu com o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mossoró, Humberto Fernandes, que fez sua dissertação de mestrado sobre o assunto e conheceu a experiência do padre Júlio Lancelotti, em São Paulo (SP), com as pessoas em situação de rua.