Nesta quarta-feira (17), em assembleia extraordinária, os docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) aprovaram a contraproposta salarial enviada pela reitoria no dia 15 de julho. A proposta, elaborada após reunião com a Associação dos Docentes da Universidade do Estado do RIo Grande do Norte (ADUERN) e Sindicato dos Técnicos-Administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Sintauern), prevê uma política de valorização salarial para as categorias entre 2025 e 2029.
A votação contou com a participação de professores dos seis campi da Uern, resultando em 134 votos favoráveis, 18 contrários e 8 abstenções, definindo o apoio às proposições da reitoria. Conforme a proposta aprovada, o reajuste será de 12% em 2025, seguido por 8% em 2026, e 9% nos anos de 2027, 2028 e 2029, totalizando um aumento acumulado de 47%. No entanto, a reitora destacou que os reajustes para os anos de 2027, 2028 e 2029 dependerão da repactuação dos percentuais repassados pelo Governo do Estado à Uern.
Durante a assembleia, também foi discutida a proposta de reajuste do plano de saúde coletivo. O presidente da ADUERN relatou o processo de negociação com a Unimed até o momento. A Allcare, administradora do plano de saúde dos docentes, apresentou uma proposta de reajuste de 38%, prontamente rejeitada pela categoria. A assembleia deliberou pela continuidade das negociações, formando uma comissão entre a Diretoria e um grupo de docentes para dialogar com a Unimed. Nos próximos dias, a diretoria divulgará um informe detalhado com todas as informações sobre as tratativas.