Estreia no YouTube em 26 de abril, às 19h19, o documentário “Rua e Resistência”, dirigido por Raull Davyson, membro da Cia. Pão Doce de Teatro. A obra resgata e celebra os 10 anos do espetáculo “A Casatória C’a Defunta”, uma produção que ultrapassou fronteiras e se firmou como marco na trajetória não só da companhia, mas também da cultura mossoroense e potiguar.
Além da estreia virtual, o lançamento contará com uma exibição especial e bate-papo presencial no dia 28 de abril com os alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A sessão será acompanhada por integrantes do elenco e equipe criativa, proporcionando uma troca direta e aprofundada sobre o processo de criação e resistência que sustenta a longevidade de “A Casatória C’a Defunta”.
“Rua e Resistência” é uma celebração da persistência artística, do fazer teatral coletivo e da representatividade do Nordeste nas artes cênicas do país. O documentário é uma homenagem viva e sensível ao espetáculo que percorreu centenas de cidades brasileiras em circulação contínua, emocionando públicos diversos com sua força poética e identidade nordestina. A obra constrói um mosaico de memórias, depoimentos e bastidores que revelam o impacto e a dimensão do espetáculo não só para o grupo, mas para o cenário das artes cênicas no Brasil.

O diretor Raull Davyson comenta sobre sua motivação e emoção ao dirigir o projeto: “Entrar nesse universo foi como abrir um baú de afetos e histórias que resistem ao tempo. Este documentário não é apenas uma estreia pra mim, mas uma forma de retribuir à arte tudo que ela já me deu. Foi um processo intenso e emocionante poder revisitar essa década de encontros, estradas e palcos com a Cia. Pão Doce. ‘Rua e Resistência’ é sobre memória, mas também sobre futuro: sobre como a arte popular segue viva e necessária.”
Sobre o Diretor
Raull Davyson é ator, diretor, dramaturgo e agora estreia como documentarista. Integrante da Cia. Pão Doce de Teatro, Raull tem mais de uma década de atuação no cenário artístico, construindo uma trajetória de comprometimento com a arte, a dramaturgia autoral e a representatividade.

Foto: Pedro Sobrinho
“Rua e Resistência” é sua segunda incursão na direção de obras audiovisuais, sendo esta sua primeira experiência no gênero documental, o que revela uma nova faceta de seu trabalho artístico, mais madura, consciente e comprometida com a preservação da memória cultural do grupo e do teatro de rua brasileiro.
O documentário “Rua e Resistência” é fomentado pela Lei Paulo Gustavo, operacionalizado pela Prefeitura Municipal de Mossoró. A execução do trabalho contou com a Nossa Produções na Produção Executiva e a captação do documentário ficou a cargo da Brucutu Filmes.
Você precisa fazer login para comentar.