A produção do documentário “De Dentro do Bando” terá sua primeira exibição nesta quinta-feira (13), a partir das 19h, durante a programação do XX Fórum do Cangaço. Uma versão reduzida será apresentada.
O documentário, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, é o primeiro trabalho produzido pelo coletivo Escambau. Ele narra a história do sequestro do Coronel Antônio Gurgel pelo bando do cangaceiro Lampião, ocorrido em 1927. A história, descrita por Antônio Gurgel em seu diário, detalha com fatos reais um momento do Cangaço na história nordestina. O documento foi publicado a partir de 1930 no jornal carioca A Notícia, oferecendo informações valiosas sobre os 13 dias de sequestro e a vida dos cangaceiros.
“Fizemos uma pesquisa bibliográfica ampla, percorremos cidades como Pau dos Ferros, Apodi, Felipe Guerra, Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, além de Mossoró, e conversamos com historiadores especialistas em estudos do cangaço,” destacou Ivanaldo Fernandes, diretor do documentário.
Segundo Fernandes, “há mais de 20 anos Mossoró realiza o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró, mas identificamos que esse espetáculo é apenas uma pequena parte da história. No nosso documentário, procuramos enfatizar diversos outros aspectos que podem estar sendo esquecidos.”
O XX Fórum do Cangaço, realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), acontece de 13 a 15 de junho, no Auditório da FAFIC, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e no Museu Municipal Jornalista Lauro da Escóssia.
O Escambau é um grupo de profissionais da comunicação potiguar que divulga a história do povo do Rio Grande do Norte através de projetos culturais, produção artística, audiovisual, teatro, dança e preservação do patrimônio arquitetônico.