Após encontrar com o Papa Francisco o bispo da Diocese de Mossoró, Dom Mariano Manzana, permanece na Itália nesta semana para visitar parentes e só retorna ao Brasil no dia 6 de junho.
Em suas redes sociais Dom Mariano descreveu o encontro com o Santo Padre, que aconteceu na última sexta-feira (20). “O abraço ao Papa Francisco foi a última e mais importante etapa da Visita Ad Limina. Ponto alto de algo que ao mesmo tempo tem significado humano, espiritual, eclesial e divino”. O encontro marcou a conclusão da Visita Ad Limina Apostolorum dos 21 pastores: arcebispos, bispos e um administrador diocesano das províncias eclesiásticas de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, que teve início no dia 16.
Durante a conversa, que durou cerca de duas horas intensas, os pastores do regional Nordeste 2 e o Papa trataram a respeito da “catequese e iniciação à vida cristã; o cuidado com os pobres e as consequências da pandemia”. “A simplicidade do Papa transpassa o calor da sua humanidade, a profundidade da sua espiritualidade, a riqueza de sua sabedoria e a alegria de sua existência”, relatou Dom Mariano.
O encontro marca a proximidade dos pastores das igrejas particulares com o pastor universal, expressando a comunhão que existe entre a Igreja que está em Roma e as dioceses estabelecidas em todo mundo, inclusive em Mossoró/RN.
Comunhão, sinodalidade e colegialidade
Além do encontro com o Papa, os bispos também visitaram diversos setores da Cúria Romana e celebraram a Santa Missa em quatro basílicas maiores: São Pedro; São João de Latrão; Santa Maria Maior; e São Paulo Fora dos Muros.
Reforma na catedral
A partir da próxima segunda (30) será iniciada a primeira etapa da reforma interna da Catedral de Santa Luzia em Mossoró. Neste mesmo dia o Padre Flávio de Melo receberá a imprensa às 7h, para explicar quais atividades serão realizadas. No período em que a Catedral estiver em reforma as missas acontecerão de segunda a sexta na Igreja do Sagrado Coração de Jesus e aos domingos na quadra do Colégio das Irmãs (CSCM).