O objetivo do Setembro Azul é buscar a conscientização e comemorar as conquistas alcançadas pela comunidade surda ao longo dos últimos anos. Ao longo do mês, três datas importantes são comemoradas: dia internacional da Língua de Sinais (23), o dia do Surdo (26), e o dia Nacional do Tradutor e Intérprete de Libras (30).
A intérprete de libras da Associação de Surdos de Mossoró e Região (ASMOR), Lena Barroso conta que esse período ajuda a “difundir e ensinar mais sobre a Língua Brasileira de Sinais através de cursos de libras, intensificar a luta pela escola bilíngue para surdos, valorização das produções culturais e artísticas dos surdos”.
O símbolo do movimento, a cor azul, remete ao período da Segunda Guerra Mundial, quando eram amarradas fitas azuis em pessoas com deficiência para diferenciá-las das demais. Depois da guerra, essa cor se tornou uma referência ao que foi enfrentado.
Em Mossoró, atualmente, a comunidade surda possui em torno de 300 pessoas. Desse número 180 estão associados à ASMOR.
Pensando nisso, a Associação está promovendo uma série de ações que serão desenvolvidas ao longo do mês. Nessa quarta-feira (13) um grupo visitou a sede da TCM, onde pode conhecer de perto como funciona a redação de Jornalismo, participaram do Manhã TCM e ainda conheceram os estúdios da Rádio 95FM.
Confira a programação:
Dia 16 às 19h – Aniversário da Asmor. Local : ASMOR, na rua Maria Leopoldina, 380 – Aeroporto, Mossoró – RN
Dia 17 às 8h – circuito vôlei de praia
Dia 19 às 8h – apresentação teatral dos surdos. Local: Teatro Dix-Huit Rosado. Entrada gratuita
Dia 24 às 15h – Caminhada com a comunidade surda . Concentração: na ASMOR Dia 25 às 19h – Oficinas em libras. Local: CAS-Mossoró