Os alunos da Escola Municipal Cornélio Barbalho de Carvalho, na comunidade Riacho Verde, zona rural de Mossoró/RN, estão sem aulas presenciais desde agosto de 2022, devido uma reforma nas estruturas físicas da unidade. A obra que deveria ter sido concluída em novembro do ano passado, já dura há oito meses, fazendo com que estudantes permaneçam em aulas remotas.
De acordo com a equipe da escola, eram 96 alunos matriculados na unidade, com as aulas online esse número reduziu para 80. Os pais que não conseguiram transferir os filhos para outras unidades escolares alegam dificuldades dos filhos em acompanhar as aulas remotas. Segundo a administração da escola, das 80 crianças, aproximadamente 40 têm frequência nas aulas.
“Muito difícil porque a criança no 5º ano não aprende. Minha menina já não sabe ler direito, e estudando remoto com a pandemia, e agora continua remoto e ela não vai aprender. Outra coisa é que a gente tem que ensinar, e a gente não tem tempo”, diz Maria da Conceição, mãe de uma aluna da escola que está na fase de alfabetização.
Procurada para falar sobre a situação, a Secretaria Municipal de Educação disse que “aguarda a finalização da obra pela empresa para a entrega do equipamento, completamente revitalizado, à comunidade escolar”, mas não deu previsão de retorno de atividades presenciais.
CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA: