A cidade de Mossoró virou assunto nessa semana após o lançamento da série “O Cangaceiro do Futuro” da Netflix no último domingo (25). Ao longo dos sete episódios da produção, o município potiguar é introduzido e citado na história diversas vezes.
Na série, o nordestino Virguley, interpretado por Edmilson Filho, vive passando perrengues em São Paulo, e sonha em voltar para o Nordeste. Entre seus muitos trabalhos, ele aproveita a semelhança com Lampião para fazer apresentações em praças públicas na capital paulista. Após se meter em mais uma confusão, ele acaba levando um tapa no ouvido e vai parar em 1927, no meio do sertão nordestino, onde acaba sendo confundido pela população local com o verdadeiro Lampião, e resolve tirar vantagem disso.
O Cangaceiro do Futuro se passa em 1927, justamente o ano que ficou marcado pela tentativa de invasão do Bando de Lampião à Mossoró, da morte do cangaceiro Jararaca e da resistência do povo mossoroense ao ataque. Já no segundo episódio, o acontecido que se tornou parte da cultura da cidade é citada em um diálogo entre Lampião e Jararaca. O capitão do bando manda o capanga juntar as armas e mantimentos para eles partirem rumo Mossoró.
“Encha os bornal e os papo de ema, que daqui pra Mossoró é chão de perder na vista”, diz Lampião na conversa.
Em resposta, Jararaca faz um alerta para o chefe e diz que a capital do oeste potiguar não era lugar para cangaceiro, por ter duas torres de igrejas. Ainda no diálogo, Lampião diz não ter medo e que a viagem valeria pelo dinheiro que roubariam do banco. “Mil conto de réis numa chuva só de bala”, diz ele numa frase que faz referência ao termo que se popularizou em Mossoró e deu até nome ao espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”.
A comédia filmada em Quixadá, no Ceará, ganhou tradução para os mais de 180 países do streaming. Nos EUA, “O Cangaceiro do Futuro” ganhou o título de “Time Hustler”.
As referências à história e as citações da cidade fizeram sucesso entre os mossoroenses e tem repercutido nas redes sociais. “Mossoró na netflix, a fama que nós merecemos”, escreveu um internauta no Twitter.