O Aeroporto Dix-Sept Rosado já foi alvo de muitas polêmicas: falta de segurança para pouso e decolagem, ser numa região muito habitada, e até a falta de opções para expansão. Sabendo destas limitações e após uma missão em Mossoró, um militar do exército brasileiro voltou para casa com uma ideia: dar uma solução mais viável para o aeroporto da cidade.
A proposta do hoje empresário, Tenente Schwatey, é construir o equipamento do zero em outro lugar. O projeto do Aeroporto Regional Intermodal de Mossoró “Heróis da Resistência” foi destaque no II Congresso de Empreendedorismo Universitário na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele propõe a construção de um aeroporto de cargas e passageiros, com capacidade para operar cinco voos nacionais, cinco voos regionais, e três voos internacionais voltados para a exportação e importação de produtos.
Tenente Schwatey conta que o projeto surgiu ainda em 2012, em uma visita à cidade: “Em 2012 eu estive aqui em em Mossoró e naquela época o Aeroporto Dix-Sept Rosado estava fechado, né? E ficou fechado por sete anos. Então a ideia inicial foi em 2012, e de lá pra cá fizemos o desenvolvimento do aeroporto de carga e passageiros, beneficiando em 2038 mais de 300 mil pessoas viajando”.
A proposta contou com a assessoria de uma equipe de engenheiros e arquitetos. De acordo com o empresário, uma das justificativas para o projeto é a dificuldade de expansão do atual aeroporto, que fica localizado dentro da cidade. A ideia é construir o novo modal nas margens da BR 405, no caminho para Apodi/RN.
Os recursos para o investimento seriam fruto de uma parceria público-privado. “Agora eu estou indo no Ministério da Infraestrutura para apresentar o planejamento estimativo orçamentário do projeto, e nós estamos convocando os governos federal, municipal e estadual e também a iniciativa privada, numa comunhão de esforços”, explica Schwatey.
Caso o projeto fosse colocado em prática, a expectativa seria ter o aeroporto novo completo em 36 meses, gerando 15 mil empregos diretos e 35 mil empregos indiretos.