Uma semana após o ataque ocorrido no dia 14 de maio, as atividades foram retomadas nesta quarta-feira (21) na Escola Municipal Senador Duarte Filho, localizada no bairro Walfredo Gurgel, em Mossoró.
Desde o atentado contra um aluno, as aulas na instituição haviam sido suspensas, e um plano de ação foi adotado pela Secretaria Municipal de Educação. No decorrer desta semana, as atividades em sala contarão com o acompanhamento de uma equipe multiprofissional. De acordo com o secretário Leonardo Dantas, o retorno pleno do calendário letivo acontecerá apenas na segunda-feira (26).
“Estamos de volta à escola retomando as atividades. Hoje é um retorno à escola, não necessariamente um retorno às aulas. Estamos contando com os nossos professores e uma equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde de Mossoró. Serão três profissionais por cada sala, incluindo um assistente social, um educador físico e um psicólogo para fazer essa retomada, que seguirá na quinta-feira e na sexta-feira para, a partir de segunda-feira, acontecer a retomada plena das aulas”, destacou.
No primeiro dia de retorno, equipes da Guarda Civil Municipal reforçaram a segurança na área externa da escola. Para um dos pais que esteve presente, o momento é de confiança na instituição.

“Nó estamos confiando na escola. Vim para a reunião e nos foi passado o trabalho realizado para a segurança de todos”, destacou.
Entre segunda (19) e terça-feira (20), representantes da Coordenadoria de Combate à Violência nas Escolas, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), estiveram em Mossoró para oferecer suporte psicossocial e desenvolver ações de prevenção, respostas imediatas e estratégias de reconstrução voltadas a toda a comunidade escolar. A presença dos profissionais integrou o plano de ações colocado em prática desde o primeiro dia após o caso de violência.
“Foi todo um trabalho realizado com um plano de ação dentro da escola. Esse é mais um passo que nós damos e, agora, mais uma vez, mostramos a força que a escola tem. O Duarte Filho está de volta”, concluiu o secretário.

Você precisa fazer login para comentar.