A 20ª edição da Feira do Livro de Mossoró começa nesta segunda-feira (11), na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), com uma programação gratuita que reúne escritores, artistas, cordelistas, pesquisadores, leitores e apaixonados por literatura.
Neste ano, a abertura oficial do evento contará com a presença do escritor e diplomata brasileiro João Almino, natural de Mossoró.
Leia também: Feira do Livro de Mossoró inicia 20ª edição nesta segunda-feira (11), na UERN; veja programação
Em sua carreira diplomática, atuou como embaixador e serviu nas embaixadas do Brasil em Paris, México e Washington. Foi Encarregado de Negócios em Beirute, Ministro-Conselheiro em Londres e Cônsul-Geral em São Francisco, Lisboa, Miami, Chicago e Madri. Também dirigiu o Instituto Rio Branco entre 2001 e 2004.
João Almino é bacharel em Direito pela UERJ, mestre em Sociologia pela UnB e doutor em História Comparada das Civilizações Contemporâneas pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (1980), sob orientação do filósofo Claude Lefort. Realizou ainda pós-doutorado no Centro de Estudos Avançados da USP. Foi agraciado com a Medalha de Ouro do Instituto Rio Branco por ter obtido o primeiro lugar no Curso de Preparação à Carreira Diplomática.
Recebeu diversas condecorações, entre elas a Ordem Nacional do Mérito da França (Oficial), a Ordem da Águia Asteca do México (Oficial) e a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco.
Como escritor é autor de diversos livros e, em 2017, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL).
Confira a programação da Feira do Livro nesta segunda-feira (11):
Auditório da FASSO – Faculdade de Serviço Social
16h – Cerimônia de abertura
Convidado especial: João Almino, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL)
Palco das Letras – Faculdade de Educação
10h – Contação de histórias com Fernanda Martins
19h – Mesa com escritores potiguares
- Maria Elza Bezerra Cirne – Viúva Machado: A grandeza de uma mulher
- João Maria Souza da Silva – E a vida? Um olhar para possibilidades…
- Marcos Antônio de Oliveira – Bilhetes misteriosos
Mini-auditório
9h – A poética de Belchior
Com Alberto Perdigão e Caio César Muniz