Depois de uma noite de sono mal dormida, Anna Beatriz acordou e acessou a Página do Participante para conferir as suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A expectativa era grande, mas em nenhum momento passou pela cabeça da estudante que iria encontrar uma nota 1000.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou nesta segunda-feira (13) as notas do Enem. Em todo o país, apenas doze candidatos tiraram a nota máxima na redação. Anna Beatriz está entre eles. A jovem estudante, residente da cidade de Baraúna, no Rio Grande do Norte, fechou a proposta de redação. Em seu sétimo ano fazendo a prova, ela também foi a única do Rio Grande do Norte a alcançar a nota. “Eu não acreditei que fosse real aquilo. Era realmente algo muito inimaginável pra mim, não era minha meta tirar 1000”, conta a jovem de 21 anos.
Apesar de ser de Baraúna, Anna estudou durante muito tempo em Mossoró. Começou no Enem como treineira, e de lá pra cá, foram sete anos estudando para a prova. “Todo esse esforço valeu à pena, todas as noites de estudo, todas as questões que eu fiz, redações, tudo valeu muito à pena”, conta sorridente.
Para o pai, Adalberto Frank, fica até difícil falar da conquista diante de tanta emoção. Com lágrimas nos olhos, ele declara como a filha agia diante do resultado das provas que realizou: “A persistência, na mesma noite em que recebia um resultado, faltando duas, três questões, ela se trancava no quarto e começava a estudar”, contou.
No ano passado, Anna Beatriz conseguiu 940 pontos na redação. Faltaram apenas dez pontos para ela conseguir alcançar a nota de corte e entrar no curso de Medicina. Mas esse pouquinho foi suficiente para ela se motivar a continuar estudando ao longo do ano.
Para a missão de melhorar a nota da redação, Anna Beatriz contou com a professora Marcela Melo, que ajudou a identificar erros e melhorar repertórios. “Pra mim, Anna Beatriz foi mil desde o primeiro vestibular dela, desde o primeiro Enem. Ela escreve com brilhantismo (…) ela tem um nível de maturidade que merece essa nota.”, contou a professora, cheia de orgulho.
A afinidade com o tema também favoreceu a estudante. No texto, ela citou livros como “Torto Arado” e “ Racismo Estrutural”, e falou sobre a importância do ensino da cultura africana nas escolas brasileiras. Com a nota máxima na redação, Anna Beatriz pretende cursar Medicina na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). “Sempre me imaginei na Uern”, conta. Para ela, acreditar que é possível é o que torna a conquista mais próxima.
Ao ser perguntada que conselho daria para incentivar outros estudantes que, assim como ela, já tentaram Enem diversas vezes, Anna Beatriz é pragmática: “Meu conselho é pra você continuar tentando, acreditando em você, por mais clichê que seja, só não passa quem desiste. (…) Não me arrependo de ter insistido nesse sonho, porque eu sinto ele muito mais perto de mim agora.”