Mais de 100 projetos desenvolvidos por escolas estaduais de Mossoró e região, foram expostos durante Feira de Ciências da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura, Direc em Mossoró/RN. Os estudantes apresentaram ideias que podem contribuir para iniciativas nas áreas de inclusão, saúde e educação.
A estudante Edna Samara, do Centro Estadual de Apoio ao Surdo, o CAS, mostra um jogo para alfabetização de jovens surdos. “A ideia é que a ludicidade possa atrair crianças surdas que estão tendo os primeiros contatos com a língua brasileira de sinais”, destaca.
Outro projeto que chama a atenção é um protótipo de prótese canina elaborada com materiais de baixo custo. A estudante Lara demonstra o funcionamento da prótese, que pode ser até articulada, facilitando a lomoção dos animais.
A área de inclusão também ganhou contribuições na feira. Os estudantes da Escola Estadual Padre José de Anchieta, da Serra do Mel, idealizaram um aplicativo para autistas não verbais. “A ideia é facilitar a comunicação com a utilização de figuras e mensagens sonoras, e funciona até no modo off line”, conta Sophia Janielle.
A Direc vai divulgar os projetos finalistas que vão participar da próxima etapa, na Ufersa.
Veja a matéria completa: