Os estudantes Rita Izabely Lopes Costa, Otávio da Costa Nogueira e Gabriel Lopes Fernandes Filho, da Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho, de Mossoró, foram premiados na maior feira internacional de Ciências e Engenharia para estudantes do Ensino Médio no mundo: a Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF) 2025, realizada em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos.
Com o projeto “Potencial antimicrobiano do extrato hidroalcoólico da Myracrodruon urundeuva (aroeira)”, orientado por Michael Pratini e coorientado por Douglas Arenhart França, o grupo conquistou o prêmio na categoria Translational Medical Science (TMED).
A premiação foi concedida na modalidade “Special Awards Ceremony”, com prêmios oferecidos por instituições de pesquisa, universidades e organizações científicas internacionais.

Os jovens cientistas potiguares foram selecionados para o evento após os resultados obtidos na 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Além dos mossoroenses, a delegação brasileira nos Estados Unidos contou com outros 12 estudantes, vindos de escolas do Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.

Organizada anualmente pela Society for Science, a ISEF reúne jovens cientistas de diversos países para apresentarem projetos inovadores em várias áreas do conhecimento, como biologia, engenharia, ciência da computação, ciências sociais, física, entre outras.
Como reconhecimento por seu empenho na orientação de jovens pesquisadores, o professor Michael Pratini foi recentemente agraciado com o prêmio Professor Destaque, concedido pela própria FEBRACE. A premiação homenageia docentes que se destacam pelo apoio técnico e pedagógico a estudantes envolvidos em projetos científicos.

Você precisa fazer login para comentar.