Estudantes do curso de Publicidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estão enfrentando um cenário de falta de professores. Em uma plenária recente, foi discutida a distribuição de disciplinas para os períodos 1, 3, 5 e 7 do curso. No entanto, a ameaça de não renovação dos contratos das professoras temporárias coloca em risco a oferta dessas disciplinas.
Os alunos afirmam que a situação é agravada pela sobrecarga dos professores efetivos, que já estão com suas cargas horárias excedidas e envolvidos em projetos de pesquisa e extensão essenciais para a formação acadêmica. A não renovação do contrato de uma professora temporária significa que as disciplinas sob sua responsabilidade não serão ofertadas, impossibilitando a formatura dos alunos da turma 2021.2 no período previsto de 2025.1.
Os estudantes pedem uma posição oficial da reitoria da UERN. “Ingressei na Uern em 2022.2 e desde então, em 4 períodos, nenhum teve preenchimento total das disciplinas dos cursos de comunicação. Somos um curso matutino e tivemos que pagar matéria à tarde ou noite em outros cursos para não atrasar nossa formatura, mas nem sempre dá pra fazer isso, porque algumas disciplinas só podemos em Publicidade. Vemos os professores sobrecarregados, dando aulas todos os dias, sem tempo para se dedicar a projetos de pesquisa e extensão”, diz o Coordenador do Centro Acadêmico de Publicidade, Edineiwes Rocha. A comunidade acadêmica do Departamento de Comunicação Social (DECOM), incluindo os cursos de Publicidade e outras áreas, está unida na reivindicação por uma solução.
Os alunos ressaltam que, apesar dos prêmios e reconhecimentos que trazem para a universidade, enfrentam constantemente problemas estruturais que prolongam a graduação para cinco ou seis anos. Eles clamam por respeito e uma solução imediata para a crise que afeta o Decom.
A Uern se posicionou sobre o assunto em nota. Veja a seguir:
“Sobre a notícia veiculada pelo portal TCM Notícia, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) informa que a situação relatada por estudantes do curso de Publicidade, vem sendo acompanhada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação.
O contrato da professora temporária foi renovado para não gerar prejuízo aos estudantes. Vale ressaltar que o semestre em curso está sendo finalizado.
A Uern compreende o sentimento dos estudantes e tem buscado meios de suprir a demanda de professores. Nesse contexto, a Universidade vem construindo alternativas para o semestre 2024.2, enquanto o quadro de servidores, instituído por uma lei de 2009, não é atualizado”.