A baixa procura pela vacina contra a Dengue para crianças em Mossoró tem preocupado os órgãos de saúde. A campanha de imunização teve início no dia 19 de fevereiro deste ano no município e, até o momento, não atingiu a meta. O público-alvo da vacina são crianças de 10 a 14 anos de idade.
Para o Coordenador de Imunizações da Prefeitura de Mossoró, Etevaldo de Lima, a explicação para o baixo número pode estar relacionado à acomodação dos pais ou responsáveis pelas crianças.
“A gente percebe uma acomodação dos pais responsáveis de crianças dessa faixa etária, tanto em relação à aplicação da primeira dose, como da segunda. Para se ter uma ideia, Mossoró já vacinou em primeiras doses 6.752 doses e, até o momento, somente 1.028 procuraram os locais de vacinação para tomarem as segundas doses”, alertou.
Inicialmente, a campanha tinha como público-alvo crianças na faixa etária de 10 a 11 anos, porém, com a baixa demanda, a oferta do imunizante foi ampliada para até o público de até 14 anos. O ciclo de vacinação entre a primeira e a segunda dose é de 90 dias.
“É importante destacar que somente após a segunda dose, em um intervalo de três meses, é que passa a existir a resposta imunológica”, ressaltou.
Apesar da baixa procura, ainda não é possível afirmar se haverá a expansão da faixa etária de vacinação. De acordo com o cronograma, o município tem até fevereiro de 2025 para aplicar todos os imunizantes.
” Ainda não houve sinalização sobre expansão da faixa etária. A gente espera que, diante dos estoques, ela possa estar sendo ampliada. Temos muito a ser vacinado. Nós temos um publico de 17 mil crianças e, se não houver adesão dos pais, não teremos êxito”, concluiu.
Atualmente, são mais de 15 pontos de vacinação no município. As Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, e com pontos extras nos finais de semana.
Você precisa fazer login para comentar.