A Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit) foi aberta na noite dessa quarta-feira (20), na Estação das Artes Elizeu Ventania, em Mossoró, com a presença de autoridades políticas locais e estaduais, apoiadores e representantes do setor da fruticultura.
Com o tema “Sustentabilidade e Inovação: Fruticultura Tropical Responsável”, a Expofruit 2025 reunirá, até a próxima sexta-feira (22), a cadeia produtiva da fruticultura irrigada, conectando produtores, exportadores, fornecedores e investidores, fortalecendo o setor de frutas tropicais do Nordeste brasileiro. A feira conta, neste ano, com expositores de 16 países diferentes.
“Tenho acompanhado toda a trajetória da Expofruit e, na condição de governadora, quero deixar aqui registrada a minha alegria e o meu orgulho de ver o quanto esse setor cresceu. Estamos falando de cerca de 125 milhões de dólares em 2019, e hoje já ultrapassamos os 250 milhões, que é o que o setor está movimentando atualmente. Isso é fruto de trabalho, de determinação, de prioridade, de articulação e de diálogo entre o governo e a iniciativa privada. E eu não poderia deixar de celebrar com vocês”, exaltou a governadora Fátima Bezerra.

A feira deve movimentar cerca de R$ 90 milhões em negócios e receber um público estimado em mais de 40 mil pessoas durante os dias de evento. Nesta edição, o evento conta com um incremento no número de estandes: serão 500, distribuídos em uma área total de 17 mil metros quadrados.
“Estamos na 32ª edição da Expofruit, a maior feira de fruticultura irrigada do Brasil. Estamos hoje no mesmo patamar das grandes feiras, em termos de organização. O acolhimento das empresas é feito nos moldes do que se vê nos grandes eventos internacionais. Nenhum estado do Brasil exporta tanta fruta quanto o Rio Grande do Norte”, destacou o presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), Fábio Queiroga, durante a abertura da feira.

“Nós exportamos melancia, banana, mamão, pitaia, limão, água de coco, manga e até milho verde. Isso porque fazemos com carinho, com tecnologia, com responsabilidade social e ambiental, e geramos uma fruta de qualidade, segura, para atender aos países mais exigentes do planeta”, acrescentou.
A Expofruit é uma realização do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN), do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), com promoção da empresa PromoExpo.



















































