Mossoró se prepara para a 3ª edição do Festival Alternativo de Cinema de Mossoró (FACIM), que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de outubro de 2024. O festival será realizado na Rua Alfredo Fernandes, Centro, com sessões diárias de filmes, pipoca, cineclube e uma série de atividades que prometem engajar a comunidade local. A programação se inicia com uma sessão especial de cinema na segunda-feira (21), com a exibição do filme “Fendas” (2019), do diretor Carlos Segundo, seguida de um bate-papo. A entrada é gratuita e não requer reserva.
A partir de 22 de outubro, o FACIM oferecerá oficinas gratuitas com profissionais renomados do cinema. Entre as atividades programadas, destaca-se a oficina de Produção Executiva, conduzida por Kalyne Almeida, a oficina de Som Direto com Marina D’Lourdes, e a oficina de Direção para Cinema com Ismael Moura. Todas as oficinas ocorrerão no Auditório do SEBRAE, das 18h às 22h, mediante reserva prévia através de formulário online.
A abertura oficial do festival acontece na sexta-feira (25), quando serão exibidos os filmes selecionados para a competição, resultantes de mais de 500 inscrições de cineastas de todo o Brasil. A programação inclui um bate-papo com o diretor Carlos Segundo e apresentações culturais com Antônio Sobrinho e um musical encenado por Raull Davyson e Diogo Rocha.
No sábado (26), o festival continua com mais sessões de filmes e um debate sobre “O Impacto dos Festivais de Cinema na Transformação da Identidade de um Lugar”, que contará com a participação de Kalyne Almeida, Plínio Sá e Raildon Lucena. O dia contará ainda com as apresentações do grupo de dança Reveal e da cantora Bia Gurgel.
O encerramento do festival ocorrerá no domingo (27), com uma roda de capoeira dirigida por Thalisson Rodrigues, seguida da última exibição dos filmes e da premiação dos vencedores, cujos troféus são obras de arte de artistas locais. Para fechar a programação, a DJ Hunter comandará a festa.
Uma novidade nesta edição é o FACIM de Expor, uma exposição dedicada ao festival e à cena cinematográfica mossoroense, disponível até o dia 25 de outubro no Salão Joseph Boulier (2º andar do Memorial da Resistência).
O FACIM é uma iniciativa gratuita, promovendo o acesso democrático ao cinema, sem distinção de idade, classe social ou qualquer outra característica. O evento é viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Fundação José Augusto e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
Para mais informações, acesse o perfil do FACIM no Instagram: @facimossoro.
Você precisa fazer login para comentar.