Francisco tem 54 anos e está contido na Unidade de Pronto Atendimento Conchecita Ciarlini no Bairro Santo Antônio em surto psiquiátrico desde domingo (5). Ele conseguiu encaminhamento para a UPA, os profissionais tentaram estabilizá-lo, mas a unidade não é especializada em casos desse tipo.
Calisto Carolino, irmão do paciente, conta que seu irmão teve um surto e tentou agredir pessoas, após conseguir contê-lo, chamaram o Samu. “A questão é que chegou aqui na UPA em torno das 21h de ontem e até agora ninguém diz uma posição, só diz que não tem vaga no São Camilo (Hospital Milton Marques) e ele está aqui amarrado em uma cama, amarrado os dois pés, os dois braços…”, contou o comerciante.
Enquanto isso, a situação continua e ela não é exclusiva de Francisco. Outros pacientes e familiares alegam o mesmo tipo de situação no hospital. Maria Neide Diniz é irmão de um paciente e afirmou que passou a semana indo até o hospital, mas lá informam que não há vagas.
A equipe do Jornalismo TCM tentou entrar em contato com a administração do Hospital Hospital Psiquiátrico Dr. Milton Marques de Medeiros e com a Secretaria Municipal de Saúde, mas até o momento não obteve resposta.