Estreia nesta quinta-feira (3), às 19h, no auditório da Ordem Advogados Brasil Subseccional de Mossoró (OAB-Mossoró), os curtas-metragens “A Culpa é da Mãe” e “Enquanto Você Não Estava”, produzidos pela Lei Paulo Gustavo, operacionalizadas pela Prefeitura Municipal de Mossoró. Os ingressos são gratuitos, mas já estão esgotados.
As duas obras farão parte do catálogo crescente de produções de ficção desenvolvidas em Mossoró nos últimos anos. Os filmes são coproduzidos pela Piquê Produções e Fagulha Filmes, produtoras audiovisuais locais, e trazem histórias sensíveis com o tratamento da sétima arte.
O filme “Enquanto Você Não Estava”, dirigido por Edson Saraiva, traz uma narrativa de juventude em um contexto socioeducativo através da história de Rafael, um adolescente em uma unidade de internação e o impacto gerado por cartas recebidas por ele além dos muros da instituição.
Edson conta que a ideia do filme surgiu a partir de uma conversa informal, onde ele foi provocado a desenvolver uma história sobre suas própria vivência. As gravações aconteceram dentro de uma unidade de atendimento da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundac) em Mossoró. “O processo aconteceu com a parceria dos internos.”, conta Edson.
Douglas Rafael foi o responsável por trazer a performance do protagonista da obra. O ator tem uma trajetória consolidada no teatro em Mossoró.
Em “A Culpa é da Mãe”, dirigido por Mickaelly Moreira, as vivências e a rotina de mulheres em busca de sua identidade é contraposta com as pressões sociais do papel desempenhado pelo gênero feminino na sociedade. Tudo isso em um cenário reservado de um consultório de terapia. Mickaelly não só assina a direção da produção como também foi o responsável pelo roteiro e atuação. “Eu queria falar sobre isso, dos desafios, da sobrecarga materna.”, conta.
Romero Oliveira foi colaborador na produção dos dois filmes que atravessaram suas etapas de criação ao mesmo tempo, com uma equipe semelhante. Ele falou sobre o processo nas duas obras. “Produzir audiovisual em Mossoró é um grande desafio.”, explica.