Os mossoroenses foram surpreendidos nesta semana com o aumento no preço do litro da gasolina para R$ 6,59. Não houve nenhum comunicado oficial por parte das distribuidoras sobre o reajuste.
Nesta sexta-feira (17), o Jornalismo TCM entrou em contato com o presidente do Sindipostos RN, Maxwell Flor, que explicou o que pode ter motivado essa elevação.
“Essa semana a refinaria Clara Camarão fez um reajuste nos seus preços. Isso pode ter motivado o aumento por parte dos postos. Além disso, o cenário é de aumento, e as distribuidoras tem feito repasses constantes, em função da alta do barril de petróleo, assim como da alta do Dólar também”, afirmou.
Vale ressaltar que a gasolina sofrerá um novo aumento de R$ 0,10 por litro a partir de 1º de fevereiro. A elevação foi aprovada por representantes das secretarias da fazenda dos estados brasileiros, em novembro de 2024, durante uma reunião no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que definiu as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os combustíveis.
A gasolina e o etanol sofrerão um aumento de 7,1% na tributação, enquanto a alíquota do diesel e do biodiesel subirá para 5,3%.