Um gato-mourisco foi capturado na manhã desta segunda-feira (15) na Maísa, zona rural de Mossoró. Segundo a polícia ambiental, um morador do Sítio Corrego Mossoró percebeu que suas galinhas estavam desaparecendo. Eles começaram a investigar e montaram uma armadilha para capturar o animal.
As equipes do Pelotão de Ações Ambientais (PAAM), pertencentes à Guarda Civil Municipal (GCM) recolheram o gato-mourisco para ser avaliado pelas equipes do ICMbio e se estiver em condições será devolvido ao seu habitat natural.
Segundo o GCM Isac essa espécie é selvagem e pouco vista na região contudo orienta a população a ligar para os órgãos competentes, através do 190, caso ele seja visto próximo às residências.
O gato-mourisco é um animal ameaçado de extinção, presente na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Especialistas apontam que a presença desse tipo de animal em grandes cidades se deve à expansão das áreas urbanas, que destrói o habitat deles, e às queimadas, que afugentam os animais das áreas de mata e provocam escassez de alimentos.