Em Assembleia Geral realizada nesta terça-feira (26) os guardas civis municipais de Mossoró decidiram não aceitar atividades extras e não devem participar do Desfile Cívico que acontece neste dia 30 de setembro, quando comemora a data da abolição dos escravos na cidade. Insatisfeita com o descumprimento de acordos por parte da Prefeitura a categoria decidiu realizar mobilizações no período de 27 a 30 de setembro e vão suspender a realização de Diárias Operacionais.
“A Prefeitura de Mossoró descartou o acordo feito com a categoria, cujo entendimento e proposta tinham sido construídos pela própria comissão de trabalho envolvendo o Executivo. No entanto, no último dia 18, o prefeito Allyson Bezerra retirou esse acordo. Ou seja, a gestão descumpriu o que tinha se comprometido e agora se nega a negociar a recomposição salarial e do aumento do Adicional de Risco de Vida (ARV)”, diz Héber Monteiro, diretor do Sindguardas/RN
Cerca de 100 guardas civis municipais participaram da reunião. Outras mobilizações previstas para o período é a doação de sangue coletiva e panfletagem durante o evento Auto da Liberdade.
O Jornalismo TCM entrou em contato com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito que preferiu não se pronunciar sobre a situação.